quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Artropodes  (do grego arthros (ἄρθρον): articulado e podos (ποδός):

            Os Artrópodes: são invertebrados que possuem um exoesqueleto rígido, e vários pares de apendices articulados, cujo número varia de acordo com as classes.



Caracteristicas gerais:                                                                   
  • Apresentam apêndices articulados -> nadar
                                                         ->correr
  •                                                      ->saltar
  •                                                      ->voar
  • Exoesqueleto de quitina -> sustentação
  •                                      -> revestimento
  •                                      -> proteção
  • Tagmatização ou artropodização

O corpo dos insetos

       O corpo dos insetos é dividido em três regiões: cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas, que capta cheiros e é sensível ao tato; olhos simples (os ocelos), que acusam a pressença de luz e de objtetos próximos; e olhos compostos, formados pela união de várias unidades dotadas de lentes lentes que, em conjunto, fornecem imagens dos objetos que são muito sensíveis aos movimentos (por isso, é difícil pegar uma mosca)    



Reprodução
       A reprodução dos insetos em geral é sexuada onde dois individuos de sexos diferentes se unem. A fecundação é interna: os espermatozoides são laçados dentro do corpo da fêmia, onde fecundam os ovulos.
  • Respiração
Aquáticos -> Branquial (por branquias)
Terretres -> Espiráculos
  • Desenvolvimento
-> Do OVO sai um indivíduo de tamanho pequeno mas muito parecido com o adulto ex: traça-dos-livros (esse tipo de desenvolvimento é chamado de AMETÁBOLO);



-> Do ovo sai uma forma jovem que fica adulta ex: Gafanhoto (esse tipo de desenvolvimento é chamado de HEMIMETÁBOLO);

-> Do ovo sai uma larva que se alimenta até virar pupa (casulo) que sairá um indivíduo adulto ex: Cigarra, borboleta,entre outros (esse tipo de desnvolvimento é chamado de HOLOMETÁBOLO;


--> Alguns tipos de lagartas comem os outros ovos, então a borboleta que irá colocar os ovos procura um local onde não tenha ovos de outras borboletas, para que isso não aconteça.


A Tagmatização:

A tagmatização é a fusão de segmentos com especialização. Para formar a cabeça só é necessário um segmento,o tórax três e o abdome são sete. observe a imagem abaixo:

Crustáceos

        A maioria dos crustáceos vive na água, principalmente no mar mas algumas espécies, como o tatuzinho-de-jardim, a barata-da-praia e certos carangueijos, vivem na terra, mas precisam manter as brânquias úmidas.
       Os crustáceos possuem um exoesqueleto de quitina, mas seu esqueleto, é ainda mais duro, porque é calcificado. Seu corpo geralmente é dividido em duas partes: cefalotórax e abdome. Na cabeça  há dois pares de antenas que funcionam como órgão de tato e oufato, e tambem olhos compóstos. O camarão, o siri e a lagosta tem cinco pares de pernas no cefalotórax, que permitem ao animal andar no fundo do mar e tambem possuem pernas no abdome que ajudam a nadar.
       Em alguns crustáceos, como a lagosta, o siri eo  carangueijo, o primeiro par de pernas está transformado, em pinças, com os quais eles capturam o alimento ou se defendem.
       Os crustáceos respiram por brânquias. A circulação do sangue é semelhante á dos insetos. A maioria tem sexos separados e desenvolvimento indireto.

Aracnídeos

         A classe dos aracnídeos inclui aranhas, escorpiões e carrapatos. Algumas espécies peçonhentas de aranhas e escorpiões podem causar a morte, principalmente de crianças pequenas. O número de acidentes envolvendo o veneno desses animais é grande no Brasil. 
         O corpo dos aracnídeos é dividido em cefalotórax e abdome. Esses animais têm quatro pares de patas e não possuem antenas. Apresentam um par de pedipalpos (palpos), que são apêndices sensoriais, e também um par de quelíceras, apêndices em forma de pinça.
        A maioria dos aracnídeos é carnívora. Alguns desses animais são parasitas do sangue de vertebrados, como os carrapatos. A sarna ou escabiose é causada por um aracnídeo, um ácaro.
       A aranha apresenta no abdome as suas glândulas fiandeiras, que produzem os fios utilizados para construir ninhos ou tecer teias nas árvores e nos cantos onde esses animais vivem.

Quilópodes

         A maioria dos aracnídeos é carnívora. Alguns desses animais são parasitas do sangue de vertebrados, como os carrapatos. A sarna ou escabiose é causada por um aracnídeo, um ácaro.
        A aranha apresenta no abdome as suas glândulas fiandeiras, que produzem os fios utilizados para construir ninhos ou tecer teias nas árvores e nos cantos onde esses animais vivem.

Diplópodes
  
           Um representante desse grupo é o piolho-de-cobra, conhecido também como embuá ou gongolo. O corpo dos diplópodes possui uma cabeça com uma par de antenas curtas e tem também vários segmentos.
         Em cada segmento do seu corpo, há dois pares de pernas, daí o nome diplópodes - que vem do grego e significa "patas duplas" (di significa "duplo", e podos, "patas").
           Os diplópodes gostam de lugares escuros e terra úmida. Vivem embaixo de pedras e folhas mortas ou dentro de troncos de árvores apodrecidos. Assim como os quilópodes, eles procuram sombra e umidade.
             Quando atacados, enrolam-se e liberam uma secreção que afugenta os inimigos. Os diplópodes são ovíparos, isto é, pões ovos.

Respiração
            Nas diversas classes de artrópodes, o tipo de respiração varia.
            Muitos artrópodes são terrestres, como os insetos, diplópodes e quilópodes, e respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traquéias.
            A traquéia está ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espiráculos da traquéia.
            Os artrópodes aquáticos, como os crustáceos, podem ter respiração branquial. As brânquias são estruturas que retiram oxigênio dissolvido na água para a respiração animal. Estão presentes em grande parte dos invertebrados aquáticos e nos peixes. Os microcrustáceos (crustáceos muito pequenos) fazem respiração cutânea, isto é, respiram pela pele

Reprodução
          Na maioria dos artrópodes, o sexo são separados e a fecundação é interna, isto é, o macho lança os gametas masculinos dentro do corpo da fêmea.
        O desenvolvimento pode ser direto: os filhotes já nascem semelhantes aos pais, como é o caso de muitos aracnídeos, e portanto esses animais não passam por metamorfose.
         No desenvolvimento indireto, como ocorre com grande parte dos insetos, o animal que sai do ovo passa por uma metamorfose antes de atingir a vida adulta.

Insetos
 
        Os principais representantes dessa classe são os artrópodes que encontram com mais facilidade no dia-a-dia; por exemplo: formiga, barata, mosquito, borboleta, mosca, besouro, joaninha, abelha, gafanhoto, entre muitos outros.
        A classe dos artrópodes com maior variedade e número de espécies é a dos insetos. Com grande capacidade reprodutiva, os insetos formam a única classe de invertebrados com representantes dotados de asas, o que contribui para o sucesso na ocupação de todos os ambientes do planeta exceto as águas oceânicas mais profundas.
        Na cabeça há um par de antenas e uma par de olhos, além do aparelho bucal. O tipo de aparelho bucal relaciona-se ao tipo de alimentação do inseto e é utilizado pelos cientistas como um dos principais critérios de classificação.
         As tão doloridas picadas de abelhas não são feitas pelo aparelho bucal, mas sim pelo ferrão localizado na extremidade do abdome, ligado a uma glândula que produz veneno.

Digestão
 
       Vários artrópodes são carnívoros, mas há também os herbívoros, que se alimentam de diferentes partes das plantas.
    O sistema digestório dos artrópodes é completo, e os resíduos alimentares, isto é, as fezes, são eliminados pelos ânus.




Fonte:
http://www.megaartigos.com.br/natureza/animais/informacoes/morfologia-dos-insetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário